Associação Desportiva Tamandaré


Conheça nossa história

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA TAMANDARÉ

Com a fundação do Esporte Clube Tamandaré pelo senhor Hermínio Girardi e um grupo de colaboradores no início dos anos 1940, Tamandaré é uma homenagem ao grande Patrono da Marinha Brasileira que combateu na Guerra do Paraguai. 

Construiu-se um campo próximo ao Rio Itajaí do Oeste, local onde se situa a Rua Vereador Hermíno Girardi. Então tínhamos uma equipe que representava o município nas competições, selecionavam-se os melhores jogadores, eram feitos amistosos intermunicipais, começava a se formar uma verdadeira sociedade esportiva.

Em 1951, o senhor Hermínio Girardi transferiu a serraria que possuía em Serra Laurentino para o centro da cidade, necessitando da área do campo de futebol para ali instalar o parque industrial da empresa. Em função disto, os desportistas e atletas foram procurar outro local para a construção do novo campo.

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

No ano de 1958 um grupo de abnegados resolvem criar uma equipe denominada de América Futebol Clube, o campo de futebol foi construído em um imóvel pertencente ao senhor Adolfo Largura. O barro foi cavado e retirado à mão pelos próprios jogadores. O campo estava localizado próximo a residência do doador, em frente ao ginásio de esportes Egídio Tambosi de propriedade da E.E.B. Tereza Cristina. 

Foi um clube que proporcionou muitas alegrias a seus torcedores, conseguiu reunir na equipe os melhores jogadores de Laurentino. Participou dos campeonatos promovidos pela Liga Riosulense de Futebol, efetuou amistosos com a maioria das equipes do Alto Vale do Itajaí.

O América encerrou as atividades esportivas, quando o Esporte Clube Tamandaré foi reativado no ano de 1963. Foram aproximados 5 anos de glória a esta agremiação e ao futebol de Laurentino. Precisamos citar alguns nomes de atletas que atuaram pelo Esporte Clube Tamandaré e pelo América Futebol Clube, para valorizar a dedicação de todos em favor do nosso esporte. 

Jogaram nos diversos anos: Ari Buzzi, Altino Avi, Egidio Tonet, Ivo Cani, Zecão (Tomio), Galopão, Alcioni, Lindolfo Testoni, Vilson Avi, Alvino Tonet, Adolfo Largura, Moisés Ferrari, Kurt Riebau, Teodoro Caldeira, Alberto Zaniz, Alfredo Valle, Alberto Tonet, Alécio Zanella, Leontino Basílio, Guilherme Dalri, Vili Leich, Arno Girardi, Marcelino Zaniz, Gustavo Possamai, Valdir Perini, Vili Avi, João Stuhler, Aidir Tambosi, Enio Fachini, Nilto Pereira, Evaldo Cristofolini, Nelso Cristofolini, Alcides Kuhar, Armando Tonet, Jaime Chiarelli, Genésio Pereira, João Cadorin, Faustino Zanella, Carlos Riebau, Teco Frena, Luciano Feltrin, Tibério Agostini, Marino Agostini, Hildo Ferrari, Mário Ferrari, André Ferrari, Sebastião da Rocha, Raulino Zaniz, Dico Valle, José Girardi, Nicanor Possamai, Valdir Largura, Francisco Tonet, Valmor Tonet, Severino Tonet, Paulo Caetano, Vadinho, Mirote, Nilo, Gentil e Nelson Zaniz, Nestor Pinto, Antônio Avi, Raulino Bonacolsi, Amândio Moratelli, Pedro Correa, Orlando, Valdir e João Possamai, Adélio Cristofolini, Olímpio Fachini, Bonato, os irmãos Ingo, Pelé, Vanildo e Alaércio Losi, Geraldo Butzke, Tito Nasato, Tarcisio Fachini, Vili Bonacolsi, Cavaco, Eduardo Nunes, Nilso Nunes, Marcides Nunes, Dem Simão, Di Simão, José Simão, Dálcio Losi, Valdir Losi, Toninho, Nilton, Vilson e Milton Masson, Zecão Buzzi, Ademar Buzzi, Ambrosio Buzzi, Adaime Buzzi, Zinho Avi, Vilmar Avi, Alcir Avi e Damiano Nardelli.

Como o nome Tamandaré é logomarca do futebol laurentinense, admiradores deste esporte, apoiados pelo prefeito senhor José Tambosi, no ano de 1963 resolvem retornar com a agremiação para a vida esportiva. A Prefeitura Municipal de Laurentino adquiriu um imóvel dos senhores Etorre Losi e José Losi, construiu o campo de futebol, este campo tinha a denominação de Prefeito José Tambosi, o local onde estava situado é hoje a Praça Municipal Prefeito José Tambosi e Expedicionário Olavo André Masson, Unidade Sanitária e Centro de Educação Infantil Dona Normy.

A cada amistoso realizado pelo Esporte Clube Tamandaré, a preliminar era realizada pela equipe aspirante, denominada de segundinho. Como veio para permanecer e ser o propulsor do nosso futebol, o Esporte Clube Tamandaré administrado por abnegados dirigentes, sendo seus atletas voluntariosos desportistas, iniciou suas competições primeiramente em amistosos com todas as equipes da região. Em seguida foram marcados amistosos com equipes profissionais como o Marcílio Dias e Barroso da cidade de Itajaí, que para aqui enviaram suas equipes semi-profissionais. Foram domingos memoráveis, o campo estava repleto de torcedores.

Com a formação da equipe profissional do Juventus de Rio do Sul, o reflexo foi sentido em Laurentino, vários atletas iniciaram amizades com dirigentes e atletas do nosso clube, alguns atletas do Juventus aqui vieram jogar nos períodos de folga e férias, outros atuaram como técnicos, como o falecido Osmar e Itamar Montressor. Realizamos várias preliminares do Juventus, em consequência da amizade que mantínhamos com os seus dirigentes e pelo bom nível técnico da nossa equipe.

O Esporte Clube Tamandaré tem em sua galeria inúmeros troféus, conquistados em torneios, participações honrosas na Liga Riosulense de Futebol, mas o seu grande feito ocorreu no ano de 1975, quando se sagrou campeão da Taça da Amizade, competição realizada pelo Colégio Dom Bosco de Rio do Sul. Participaram deste campeonato as melhores equipes de Rio do Sul. 

Foram os seguintes atletas inscritos na campanha vitoriosa: Tito, Ingo, Arno, Geraldo, Rocho, Enio, Ito Stuhler, José Vitor, Carlos, Augusto, Chico, Severino, Mirote, Cheque, Moacir, Tinho, Bonato e Vadinho.

O Tamandaré era permissionário de administrar e usar o estádio municipal Prefeito José Tambosi, honraria concedida ao prefeito desportista e grande incentivador do clube. Recebeu o Tamandaré sempre todo o apoio da Prefeitura Municipal nas diversas administrações, juntos alavancaram o nosso futebol. No decorrer do tempo começaram a surgir equipes em todas as comunidades, visando participar dos eventos promovidos no município.

Já em 2016, com o término do campo do estádio municipal, Laurentino sentiu a vontade de voltar aos campos novamente, com o apoio do então prefeito municipal e ex-atleta do Tamandaré, Valdemiro Avi, mais conhecido como Mirote, e também com o apoio de ex-atletas, surgiu a Associação Desportiva Tamandaré em dezessete de março de 2016, trazendo a equipe Tamandaré novamente para os campos, participando já no primeiro ano do campeonato da Liga Riosulense.


Parceiros e Patrocinadores


Jogadores

  

2017 © Associação Desportiva Tamandaré - Todos os direitos reservados
Precisão Web